Passei em frente à casa do Gepeto hoje.
E adivinha só? Pinóquio estava lá, querendo sair - ou seria fugir? - pela janela, pinoqueando sem parar.

A jornada de Pinóquio é a mesma jornada do ser humano.
O boneco encarna no verbo da vida através do Amor de um pai. Um pai que deu vida a ele, comprometeu-se em orientá-lo.
Ainda assim, Pinóquio nasceu devoto da pior santa que existe. Aquela religião em que se acredita que tudo já se sabe e, portanto, a ninguém se ouve. Devoto d'A Santa Ignorância.
Arquétipo da infantilidade inconsciente, Pinóquio apronta vezes sem conta. Foge da escola, é sequestrado por um circo, roubado, completamente seduzido pela Terra dos Prazeres, na falsa promessa de brincar para sempre... Vive pinoqueando por aí, parece um caso perdido, sem nunca aprender.
Em todas as vezes, porém, a mão de Gepeto - Deus - estava ali. Nos raros momentos em que não podia estar, Ele enviava a Fada Madrinha para resgatar o menino. Quem é Ela? O Espírito Santo.
Nós somos o Pinóquio. Erramos vezes sem conta. E ali está Gepeto, Deus-Pai, a nos dar uma outra chance. Uma nova chance de aprender, de conscientizar, de melhorar.
E tudo isso pra quê, afinal? Para percorrer a jornada do ego para o Self, da inconsciência infantil à consciência madura e plena de si.
Pinóquio representa a alquimia da vida: transformar um coração de madeira num coração de menino, humano e, sobretudo, virtuoso.
Cochichei pra ele, piscando o olho, antes de ir embora, pro Gepeto não nos ouvir:
"Desce já daí, menino! Não adianta fugir da vida".
Espero que ele tenha me ouvido. Eu já fugi dela e de nada adiantou. A Vida é sempre imperativa a cada passo do caminho. E dizem, muitos dizem, que Ela sabe bem o que faz.

Por fim, no mesmo caminho encontrei o primo do Pinóquio. Foi O dia de encontrar a família Gepeto.
A frase foi dita pela Fada Madrinha ao menino Pinóquio. E é ainda válida para todo e qualquer ser humano: “Se você provar que é valente, sincero e generoso, um dia, será um menino de verdade".
Um dia.
Até sempre,
Susan
Creator
Artesania da Palavra | Diamantes de Consciência refletindo o espírito da época.
Susan Duarte©Copyright 2025.
Comments