top of page

A minha marca no espírito da época

Foto do escritor: Susan DuarteSusan Duarte

Atualizado: 14 de jan.

30 de abril de 2022.

Dia da Inauguração real&oficial da Zeitgeist iD, ainda que na passarela do meu coração ela já desfile há algum tempo. Talvez você perguntaria: - Mas o porquê do descompasso? Talvez não perguntasse, mas insisto em explicar-lhe, ao que eu responderia:

Atravessei um mar de alegorias [...], e agora, eu sei, desfilei sob aplausos da ilusão... Na harmonia do samba de Alcione.

Até que, finalmente, pudesse extrair de mim uma nova canção, na minha própria voz, la mia verità.

Há dias que marcam a alma e a vida da gente, no sentimento fundo do fado de Mariza.

Este dia, com certeza, para mim, é um destes dias de Mariza - do tipo que marcam a alma. E nessa miscelânea de samba&fado, sem a menor pretensão de fazer sentido, afinal, quem faz sentido é soldado, não é Quintana? - apresento, ao mundo e a quem mais puder ouvir, a Zeitgeist iD e a Susan, ambas tão plurais quanto o universo.

A sua marca no espírito da época aponta para dois sentidos, diferentes e complementares: a marca própria e única de um ser humano, a identidade; a marca num sentido de branding, o processo vivo de construir a marca de uma empresa, pilar fundante do core-business da z.iD.


A Zeitgeist iD nasceu no meu coração com a missão de traduzir o espírito da época para o mundo dos negócios digitais. Ciente do desafio, justamente por isso, coadunei estas 2 forças: o espírito da época, numa perspectiva externa, e a identidade, numa esfera interna, em clara referência às forças estratégicas da Matriz swot.

Acredito que toda empresa é um organismo vivo. SD

A minha empresa, por sua vez, não é diferente, uma vez que reflete boa parte da minha biografia e de minhas vivências mundo afora.

Esta trama de referências entrelaçada pela minha cosmovisão, teceu, fio a fio, os contornos do que é a Zeitgeist iD. SD

Em sua alma, tal como eu, ela nasceu para servir.

Do alinhavo desta união, rezo e trabalho para que seu Espírito costure, continuamente, as fibras da dignidade humana. SD

E faço disso, a matéria de minha existência.

 

Na sequência, apresento alguns elementos por meio dos quais a z.iD e eu semearemos mundo afora.

O Semeador de Van Gogh
O Semeador e o sol brilhante de Van Gogh.

INSPIRAR


À luz d'O semeador de Van Gogh, somos alegres no ato de semear, entusiasmados por servir ao mundo, iluminados pelo sol sempre brilhante da realização, neste compasso da vida cadenciado ad infinitum em sucessivos acordes de dar e receber.


SEMEAR


William Blake, poeta britânico e um ás do Romantismo Inglês, aquando questionado acerca de sua real ocupação laboral teve a sagacidade de sintetizar sua resposta na seguinte declaração: My business is to create. Meu negócio é criar.


Guardadas as devidas proporções, entrementes, traçando favorável paralela, aqui na Z.iD o nosso negócio é criar negócios. Our business is to create business. Thanks, Will! - seja fomentando as vendas do seu negócio já existente, seja desenhando a sua campanha de estreia, com a la magie do copywriting estratégico.


EXPRESSAR


Sócrates, em um de seus vários aforismos, teve a coragem de admitir - ou seria a lucidez de reconhecer? - que todo o seu saber resumia-se à consciência de nada saber. Só sei que nada sei, disse o filósofo grego.


Da Grécia ao Modernismo Brasileiro, Guimarães Rosa declarou também que nada sabia, todavia, adicionando a ousadia de desconfiar de muita coisa. Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa, disse o diplomata mineiro, pai de Riobaldo.


Eis o spiritus do blog do espírito da época, o "Artesania da Palavra":

Construir narrativas da vida humana, ora realistas, ora metafísicas, na ciência socrática de nada saber, na ousadia guimarães de muito desconfiar, arrisco-me eu, a Susan, porque essa é a minha marca.


Afinal, nosso eterno Riobaldo, fausto sertanejo, tinha razão - para tal intento, e pra tudo o mais na vida, é preciso coragem.


AP.
AP.

Onde há vida, há uma voz. No blog do espírito da época, Artesania da Palavra, a voz da z.iD e a minha serão expressas num brado retumbante, distribuído em 4 categorias.


Espírito da época - A série do espírito da época, repleta de atualidades, in voga, just true news, não se preocupe. O zeitgeist é uma impressora 3D do estado da arte da mentalidade humana, revelando fidedignamente aonde está a sua AIDA - a atenção, o interesse, o desejo e a ação dos consumidores.

Brasil brasileiro - Esse Brasil lindo e trigueiro é o meu Brasil brasileiro. Inspiração para músicas sem fim, esse meu Brasil dá o que falar.

Demasiado humano - Estou farta de semideuses. E você? Onde é que há gente nesse mundo? Em que esquina ficamos tão complex@s, a ponto de eu ter de cruzar Nietzsche com Fernando Pessoa? Não sei, mas desconfio de que vale a pena socratizar.

E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão. Sempre desejada, por mais que esteja errada. Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser. E na hora de olhar para a vida, minha cosmovisão brasileira e otimista se manifesta outra vez. Só podia terminar em samba, outra vez.

Sou alérgica a FOMO (fear of missing out) e partidária da JOMO (joy of missing out). Acompanhe as news do nosso blog e alegre-se com a curadoria sintética e completa daquilo que realmente importa saber.

Na força de sua identidade, a z.iD sabe respeitar a riqueza da pluralidade humana, instalada no espírito da época. SD

É óbvio, todavia, enfatizo meu adendo para o respeito, - valor e premissa de quem escreve e de quem lê.


RESOLVER


Uma marca que não dialoga com o seu tempo é um sistema fechado fadado à asfixia, à morte. Quem bem compreende o Espírito de sua Época, invariavelmente, prospera nele.

Agudez de percepção é a pedra filosofal que transmuta dificuldades em oportunidades. SD

​Compreender as necessidades da época é saber, de imediato, o que vender, para quem, e especialmente, como. Para ser bem sucedido não é preciso descobrir nada; antes e apenas, basta perceber certa latência que já está ali. Construir uma marca perene no tempo é a chave para criar um modelo de negócio sustentável a longo prazo.

Prosperar não é sobre vender hoje – é vender sempre. SD

Imagine a sua marca posicionada no melhor lugar que existe. É isso o que fazemos. E onde é este lugar? In Zeitgeist iD – no Espírito da Época. Eis as nossas soluções em Copywriting Estratégico para o seu negócio digital:


  • Vendas - Lançamento. Perpétuo. Assinatura. Seja qual for o modelo, nossas estratégias catalisam os seus resultados.

  • Conteúdo - God save the content (not the queen, anymore!). No marketing, o conteúdo is the new KING.

  • Storytelling - De Joseph Campbell à Forrest Gump, sabemos como contar a sua história - e convertê-la em vendas.

  • Branding - Institucional ou pessoal, branding é a única força que importa. Imprima a sua marca in zeitgeist e prospere sempre.

CONTRIBUIR


Certa feita, andante pelo mundo afora - só para não dizer turista -, estive numa exposição da Galeria São Pedro, no verão (escaldante) europeu de 2016 lá no Santuário de Fátima, onde li a seguinte frase, gravando-a na memória do meu coração:

Somos todos peregrinos neste mundo. Papa Francisco

Dos detalhes da exposição, não posso contar, esqueci-me; já o sentido de tal citação tenho me dedicado continuamente a viver. A tríade missão&visão&valores da Z.iD denota, precisamente, tal consciência.


Nossa Missão | Traduzir o Espírito da Época para o mundo dos negócios. Tão simples quanto isso. Posicionar a sua marca no Espírito da época, através de estratégias de copywriting, em atos permeados por verdade, lealdade e clareza analítica, é um outro modo de declarar nossa missão, bem assim, em verbo transitivo direto.


Nossa Visão | A história da humanidade é também a história de sua prosperidade. O impulso criativo de progredir é humano, e prosperar é a sua conjugação capital. Acreditamos que imprimir a sua identidade in zeitgeist é posicionar a sua marca no espírito da época, destacando a sua presença em qualquer cenário. Se as épocas vêm e vão e as pessoas mudam, há uma constante, um certo interesse humano cujo encanto é inalterável: a personalidade. Magnetize tal fascínio e prospere em qualquer era, – in Zeitgeist iD.


Nossos Valores | La verità, a Verdade - Nada se edifica sobre a mentira. Onde há verdade, a ordem nasce. E a partir dela, o progresso é uma consequência. Sim, somos bem positivistas. Lealdade - Confiança é um ativo conquistado através de atos permeados por respeito, integridade e dedicação. Eis o nosso compromisso: sobre todas as coisas, somos leais à ética humana. Clareza - Vivemos na época das métricas. Com clareza analítica, desenhamos o estado da arte da sua marca com base em fatos concretos. Os bons resultados são a nossa evidência. 


Caso queira conhecer a identidade completa da z.iD, vá direto para o nosso site, na página ideação e encante-se com a nossa história, contada tim-tim por tim-tim.

 

Inspirar. Semear. Expressar. Resolver. Contribuir.

Porque a vida se edifica em verbo, em todas as épocas e além. SD

E se você chegou até aqui, permita-me um último verbo: Agradecer.

- Meu sincero muito obrigada!


Até sempre,

Susan Duarte

Ceo & Founder Zeitgeist iD | A sua marca no espírito da época.

©Copyright 2022 Zeitgeist iD.

 

POOL DE REFERÊNCIAS


  1. Canção Enredo do meu samba. Alcione. Dica: ouça a versão de Jorge Vercillo. Digna de sambar de tão linda!

  2. Fado Chuva. Mariza. Outra dica: Busque a versão "Concerto em Lisboa" no YT. De chorar de tão linda!

  3. Citação "Que fique mal explicado, quem faz sentido é soldado." de Mário Quintana.

  4. Conceito de Zeitgeist. Hegel https://amzn.to/3OMFznF

  5. Conceito de Identidade. Carl Rogers, Tornar-se pessoa. https://amzn.to/3LurqK4

  6. O semeador e o sol brilhante. 1888. Vincent Van Gogh, Tela em canvas dos gaúchos maravilhosos da Santhatela, nossa versão in house! https://amzn.to/3vvaE87

  7. Matriz swot. Kenneth Andrews e Roland Cristensen. Harvard Business School.

  8. My business is to create. William Blake. https://amzn.to/3KvH8TV

  9. Grande Sertão Veredas. João Guimarães Rosa https://amzn.to/3KqqAwp

  10. Citação do fausto sertanejo Riobaldo: "O correr da vida embrulha tudo [...]. O que ela quer da gente é coragem". João Guimarães Rosa

  11. Matriz AIDA de comportamento do consumidor.

  12. Canção Aquarela do Brasil. Toquinho

  13. Humano, demasiado humano. Friedrich Nietzsche https://amzn.to/3Lxzp90

  14. Poema em linha reta. Fernando Pessoa. http://arquivopessoa.net/textos/2224

  15. Canção O que é, o que é. Gonzaguinha.

  16. FOMO e JOMO. Andrew Przybylski e Patrick McGinnis.

  17. O herói de mil faces. Joseph Campbell. https://amzn.to/3KvfnuL

  18. Forrest Gump. https://amzn.to/3kmRR8y

  19. Discurso sobre o espírito positivo. Auguste Comte https://amzn.to/39gvAa0

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page